Low-graphics meu rabo

Destinado a freetards, e-masoquistas e aqueles que pensam que vi é vida.
Forum rules
Image

Low-graphics meu rabo

Postby delta2kbr on 05 Feb 2010, 16:45

Então, eu montei um pequeno media server aqui e joguei Ubuntu na máquina. Como eu tava meio com pressa de ver tudo funcionando, acabei instalando a versão Desktop do Ubuntu pq eu já tinha gravado aqui. Até aí rox, montei meu servidor DLNA, servidor Samba, VNC, IP fixo na rede local, tudo bombando. Só que tem um pequeno porém. Toda vez que eu ligo ele sem o monitor ligado, ele fica parado em uma mensagem "Running in low-graphics mode" e não inicializa até que eu coloque um maldito monitor, um teclado e reinicie a bosta toda. Então toda hora que eu ligo o server, eu estou desligando o meu monitor do meu PC, ligando no server, esperando bootar, depois ligo de volta o monitor. O que derrota completamente o sentido de usar VNC em rede local, pois eu estou tendo o trabalho de ligar o monitor (e às vezes o teclado) de qualquer jeito.

Três perguntas:
  1. Tem como desabilitar isso de alguma maneira?
  2. Por precaução, já baixei a versão Server, quem sabe ajude alguma coisa na performance até. Se eu instalar o Server edition, vai continuar dando esse pau?
  3. O servidor DLNA é uma aplicação visual em Java, que eu deixo para ser chamado no boot do sistema. Existe alguma distro decente já com o X funcionando que seja mais leve que o Ubuntu*?

* Não que eu ache o Ubuntu pesado, mas eu até desliguei todos os efeitos gráficos bonitinhos pro SO usar o mínimo de processador o possível, tudo em prol do DLNA.
delta2kbr
Flooder God

Highscores: 2

Re: Low-graphics meu rabo

Postby Fergo on 05 Feb 2010, 16:51

Fergo
Flooder God

Highscores: 1

Postby delta2kbr on 05 Feb 2010, 16:52

É, Vista. Belo modo de aproveitar o processador.
O XBMC é um media player, não server. Já cometi esse pequeno engano com o GeexBox.
delta2kbr
Flooder God

Postby Adler on 05 Feb 2010, 19:29

Use Debian.
Adler
Flooder God

Highscores: 5

Postby FAndre on 05 Feb 2010, 19:30

pra mim, windows usa menos cpu (ou aproveita melhor) que linux...
ao menos, num pc dual boot que eu uso, tudo que é pesado roda muito mais lisinho no win... no linux qualquer clique tem que esperar ele filosofar um pouco...
/* FAndre */
Code: Select all
// fonte monoespaçada só dentro de caixinha "code"...
void User::post(Topic &topic, std::string &text) {
    if (!topic.closed()) {
        topic.addPost(text);
        this->postCount++;
    }
}

255 chars é pouc
FAndre
The Ubber FloodeR King

Postby Adler on 05 Feb 2010, 19:32

Esqueça o que eu disse, essa frescura parece ser coisa dos drivers da NVidia. Desinstale os drivers e ponha o nouveau (drivers open-source), você não vai precisar de aceleração 3D, certo?
Adler
Flooder God

Postby delta2kbr on 05 Feb 2010, 19:44

Placa de vídeo onboard.
delta2kbr
Flooder God

Postby MaMuS on 05 Feb 2010, 19:51

sis? :phear:

talvez essa placa integrada seja desativada quando nao tem monitor, ou funcione de uma forma diferente. Não tem nada na bios quanto a suspensão de energia do monitor/video?
ImageImage
MaMuS
Flooder God

Postby delta2kbr on 05 Feb 2010, 19:57

Dá problema do Ubuntu! Tanto que depois que ele tá bootado, eu tiro o monitor e ele continua funcionando normal. E mesmo quando eu primeiro ligo o computador e no tempo que a BIOS tá carregando, eu coloco o plug, funciona numa boa.

Aliás, puta estupidez pôr um aviso gráfico quando não tem monitor. É a mesma coisa que apertar F11 quando não tem teclado.
delta2kbr
Flooder God

Postby MaMuS on 05 Feb 2010, 20:37

É um problema do X.org no fim das contas. Como ele não tem uma configuração "em tempo real" completa, se ele não acha o monitor ele desiste de iniciar. Os desenvolvedores dele estão a anos implementando isso, mas até agora não é 100%...

Da para engana-lo colocando uma configuração no xorg.conf, mas dependendo de como o seu ubuntu e sua pĺaca de video estao configurados, pode ser que nem xorg.conf exista...

Para que eu possa te ajudar, me envie os arquivos lspci.txt e xorg.txt apos executar:
lspci > ~/lspci.txt
cat /etc/X11/xorg.conf > ~/xorg.txt
Pode fazer como user normal

O que precisamos fazer é adicionar basicamente isso:
Option "ConnectedMonitor" "CRT,CRT"
A placa de video usada. Isso faz o Xorg achar que o monitor esta sempre conectado!

Mas.. tem outro problema. Mesmo resolvendo o X.org, o script "bulletproof" do ubuntu ainda vai te encher o saco. Daria para desativa-lo, mas não sei bem como o ubuntu funciona...
ImageImage
MaMuS
Flooder God

Postby Helix on 05 Feb 2010, 21:15

FAndre wrote:pra mim, windows usa menos cpu (ou aproveita melhor) que linux...
ao menos, num pc dual boot que eu uso, tudo que é pesado roda muito mais lisinho no win... no linux qualquer clique tem que esperar ele filosofar um pouco...

Eu tb sinto isso quando alterno entre os dois sistemas. Se não me engano, isso tem a ver com o modelo de otimização na compilação. A maioria das distribuições ainda usam os programas compilados em i386 enquanto que o windows, se nao me engano, é i586. Pode parecer pouco, mas 586 tem MMX que já é um desempenho bruto.

Essa sensação de lag é só quando eu to usando um e alterno pra outro. Depois que fico um tempo no linux, já acho ele tão rápido quanto. Vai saber.
Fergo wrote:aqui eles costumam plantar bastante ipês (DNS nao cresce muito bem aqui)
Helix
Flooder God

Postby MaMuS on 05 Feb 2010, 22:04

Comparando com o Windows XP, e o linux compilado com i686 e com composicao desativada, eu percebo vantagens e desvantagens.

Renderizacao de janelas do X, sem composicao, é bem mais lenta que a do windows. As vezes lembra um pentium I montando a janela... Com a composição a coisa fica bem diferente, mas nada bate a fluidez do Mac OS X...

Outra coisa chata é que a responsabilidade de passar os atalhos de teclados do X.org em um aplicativo full screen, é responsabilidade do mesmo. É engraçado quando jogos do Windows no Wine e tem todos os atalhos funcionando (O wine se encarrega disso), enquanto que muitos programas nativos do Linux não fazem isso. O bom é que pelo menos os atalhos do kernel sempre funcionam, voce pode mudar de tty quando quiser (não só para entrar em um terminal de texto, mas em um terminal gráfico, com outro usuário/sessão do X), ou mudar o brilho da tela usando as teclas de função de um notebook.

Quanto ao desempenho 3D, eu vejo jogos nativos rodando no mesmo FPS que no Windows. Muito provavelmente porque 90% do driver da nVidia é independente de plataforma. Jogos bem suportados no Wine chegam a 70% ou mais! Não vejo a hora de o OpenGL 3.2 ser implementado no driver da nvidia e no wine, com suas funcões que facilitam a compatibilidade do driectx com o mesmo =D

Sistema de Arquivos, isso é muito mais rápido. O Team Fortress 2 Leva horas para carregar no Windows. No Linux é vapt pupt! (exagero detected). Mas em compensacao o NTFS é mais "estável", Mais facil de recuperar arquivos.

O Swap é menos sádico, usa pouco até chegar próximo do limiteo. Mas se voce ficar sem memoria fisica, vai virar uma carroca seja passeando com o Pinguim, comendo Maçãs ou vendo Janelas...

Consumo da CPU... Eu tive muito problema com isso quando haviam certos bugs no X.org, KDE 4, driver nvidia e etc que faziam o processador parar la nos 20%... Hoje, mesmo meu PC sendo um Firewall, Rodar um Wireless Acess Point via Software (e um dongle), servidor vpn, ssh, dnsmasq, e roteador, o uso em idle com o KDE 4 recem logado não passa de 2%, em um singelo Athlon 939 2Ghz...

Memoria. Tirando os Leaks de memoria que volte e meia aparecem em certas versoes do X.org, fica 300MB no PC e 160MB no netbook (KDE 4.4, em ambos)

Som... Como minha placa tem suporte a mixer via hardware no alsa, dificilmente eu tenho problemas nesse setor... O windows tem a grande vantagem de ter um sistema de som simples e deixar para os fabricantes resolverem os problemas e dar suporte ao que bem entenderem. Faz as coisas funcionarem melhor, se voce tiver o driver, mas tambem introduz aqueles programas inuteis com interfaces toscas que geralmente vem empacotado junto

Joysticks e Parafernalhas: Totalmente plug-n-play. Com direito a uma entrada no painel de controle do KDE para selecionar qual joystick, checar os botoes e eixos, e calibrar. Só tem um porem, não guarda nenhuma alteração. depois que voce desligar/desconectar. Tambem não tem force feedback (A não ser que voce use hardware proprio para ser usado em um jogo, ie X-Plane)

Impressoras e Scanners: Plug n Play. O Configurador do Gnome e o web config do Cups são otimos, ainda mais quando voce percebe que aquilo tem que funcionar com todos os modelos de impressora. No Windows é uma coisa mais esquisita que a outra para cada tipo de impressora/scanner. Geralmente funciona, mas tem cada fabricante com gosto duvidoso...

Ok ja me extendi demais. Ia comparar coisas do desktop, mas ja passei da cota :P
ImageImage
MaMuS
Flooder God

Postby Fergo on 06 Feb 2010, 00:10

Quando eu recebo meu diploma? AUEHAUEHAUHEUAHEAE

Fergo
Fergo
Flooder God

Postby FAndre on 06 Feb 2010, 22:04

vou só eu dar uma vantagem que eu percebi do windows e o mamus já escreveu um livro sobre como o linux é melhor ou igual ao windows...

btw, sobre o que eu tinha dito, helix, provavelmente isso tem muito a ver... mas talvez seja pq o meu sistema que eu uso dual boot tenha pouca memória (1 GB - que há poucos anos era um valor absurdo de grande) e o winxp parece funcionar melhor com esse tanto, comparado ao linux... quando eu tinha ubuntu em casa (2 GB), ele rodava mais parecido com o windows...
/* FAndre */
Code: Select all
// fonte monoespaçada só dentro de caixinha "code"...
void User::post(Topic &topic, std::string &text) {
    if (!topic.closed()) {
        topic.addPost(text);
        this->postCount++;
    }
}

255 chars é pouc
FAndre
The Ubber FloodeR King

Postby Banachi on 07 Feb 2010, 12:47

Fui ao departamento de Computação da UEL para ver sobre o MSDNAA e tinha um cara freetard lá. Aí eu perguntei se ele conhecia o Fergo e talz. E para a minha surpresa, ele falou que não. Depois dessa eu peguei meu serial e fui embora
opa baum???

10% de warn Image

Image
NOWLOADED FOREVER
<a href='http://www.nowloaded.org' target='_blank'>http://www.nowloaded.org</a>
Banachi
Flooder God

Highscores: 3

Postby Fergo on 07 Feb 2010, 15:38

Porque um freetard da UEL me conheceria? :P AUEHAUEHAUHEAE

Fergo
Fergo
Flooder God

Postby Banachi on 07 Feb 2010, 16:22

Fergo wrote:Porque um freetard da UEL me conheceria? :P AUEHAUEHAUHEAE

Fergo

Porque ele começou a falar de tutoriais tipo os que vc fez e sobre leveldesign. Achei que pudesse ter ouvido falar.
opa baum???

10% de warn Image

Image
NOWLOADED FOREVER
<a href='http://www.nowloaded.org' target='_blank'>http://www.nowloaded.org</a>
Banachi
Flooder God

Highscores: 3

Postby delta2kbr on 07 Feb 2010, 21:11

Fergo wrote:Porque um freetard da UEL me conheceria? :P AUEHAUEHAUHEAE

Fergo

Vai que os caras realmente tem uma lista negra contra anti-freetards...
delta2kbr
Flooder God

Return to Freetards paradise